segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um mês sem homicídios

O sertão do Pajeu está de parabéns, pois, nesse mês de julho não foi registrado nenhum caso de homicídio na região. Essa tendência já se fazia sentir desde o mês de junho quando foi registrada apenas uma ocorrência, no dia 27 em São José do Egito. Ouvindo o Major Alexandre Gomes, que responde pelo Comando do 23º BPM, ele informou que os números demonstram todo o esforço que vem sendo feito pelas polícias e pela sociedade no sentido de diminuir a criminalidade, em especial os casos de violência. “Desde o início do ano temos procurado aperfeiçoar o lançamento do policiamento e isso requer uma verdadeira engenharia, pois além do nosso efetivo ser bastante reduzido, ainda temos que cuidar das cadeias públicas (seis ao todo) que estão instaladas na região. Mas, creio que o fator de maior sucesso, e que resulta nessa retração dos números, é a compreensão da sociedade que tem procurado ajudar o trabalho da polícia e também o empenho de todos os policiais militares que trabalham diuturnamente nas diversas cidades que estão sobre nossa responsabilidade, além do reforço dos meios qe foram conseguidos junto ao Comando Geral, a Diretoria Geral de Operações e o 1º Comando de Policiamento do Sertão.”

O último caso de homicídio registrado na região aconteceu em São Jose do Egito, sendo a vítima sido golpeada várias vezes com um pedaço de madeira na cabeça enquanto dormia em uma rede no terraço de sua residência. O autor do crime foi preso e aguarda ser julgado. Há indícios que o autor do crime encontrava-se sob efeito de drogas, já que é usuário contumaz de álcool e outras drogas, tendo várias passagens tanto pela delegacia como em clinicas psiquiátricas e de desintoxicação.

Com esse resultado a redução da taxa de homicídios da região teve variação da ordem de 52,7% e 66,6% em relação aos índices nacional e estadual. O quadro abaixo mostra a variação da taxa de homicídio da região do Pajeu, do Estado de Pernambuco e do Brasil (Meta Qualis), no período de janeiro a junho de 2011.


Quadro demonstrativo da taxa de variação do CVLI na AIS-20

Fonte: Gerencia de Analise Criminal e Estatística - SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por expressar sua opinião.